top of page

PARCERIAS REALIZADAS

AÇÕES EDUCATIVAS

Envelopes

Dinâmica realizada com adolescentes em que, através de temas em cores específicas,
contamos a história do negro no Brasil até os dias atuais. Público jovem. Duração: 120 min

Conceitos básicos

Dinâmica realizada com adolescentes em que eles se agrupam em torno dos conceitos básicos da luta antirracista e debatem sobre cada cartão contendo suas explicações. Público jovem. Duração: 120 minutos
 

Adinkras
São ideogramas de origem africana (África Ocidental) que são apresentados ao público
relacionando seus significados com as questões raciais e o olhar para as filosofias africanas.
Público jovem e adulto/ Duração: 120min

Abayomi
Oficina de confecção de bonecas abayomi contextualizando sua criação
Público: pressionais da educação e comunidade escolar/ Duração: 120 min

Cordéis
Oficina resgatando a identidade e história de pessoas que foram excluídas do sistema
educacional. Público: adulto/ Duração: 4 encontros de 120 min cada

Jogo da memória
Material didático produzido para professores e professoras levarem personalidades negras
para dentro da sala de aula de maneira lúdica. Público: educadores e educadoras.

SUGESTÃO DE DATAS PARA PALESTRAS E AÇÕES EDUCATIVAS COM TEMÁTICAS PERTINENTES A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

21 de Janeiro
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Reafirmação da luta contra o racismo na medida em que a intolerância religiosa está intimamente ligada ao racismo anti-negro no Brasil devido às religiões de matriz africana.

 

21 de Março
Dia Internacional de luta pela eliminação da Discriminação Racial. Essa data foi criada pela ONU em 1960 em memória ao episódio conhecido como Massacre de Shaperville ocorrido na África do Sul quando 20 mil pessoas protestavam contra medidas do Apartheid e foram duramente reprimidas.

 

13 de Maio
Refletimos sobre o marco dessa data, na perspectiva do movimento negro contemporâneo: a substituição da comemoração do 13 de Maio pelo 20 de Novembro, data representativa da resistência do povo negro à opressão e da luta pela liberdade.

 

25 de Julho
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, que foi rainha de um quilombo no Mato Grosso, liderando uma comunidade negra e indígena e resistindo à escravidão. Sua história pioneira e desbravadora é o ponto de partida para a reflexão do papel da mulher negra na sociedade.

 

31 de Agosto
Dia Internacional de Pessoas Afrodescendentes. Na ocasião da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), lançada pela ONU, foi realizado em 31 de Agosto de 2021 a comemoração dos 20 anos da 3a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância. Organizada entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro de 2001, na cidade de Durban, na África do Sul, essa data tornou-se, também pela ONU, o Dia Internacional de Pessoas Afrodescendentes.

 

20 de Novembro
Dia Nacional da Consciência Negra, para relembrar o dia 20 de novembro de 1695, data de morte do herói nacional Zumbi dos Palmares, símbolo da cultura negra de resistência e da luta por direitos. Essa data foi inserida no calendário escolar por meio da Lei 10.639/2003 que determina o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e políticas pertinentes à História do Brasil.

© 2025 por Atlântico Sul Editora - Todos os direitos reservados

bottom of page